comex
HISTÓRIA DO COMEX NO BRASIL, EVOLUÇÃO, TEORIA E SUAS NECESSIDADES HOJE EM DIA:
1808 1820
Ao se estabelecer no Brasil em 1808 a corte portuguesa, dá inicio ao processo de emancipação política e econômica do país. Nesse mesmo ano, no dia 28 de janeiro Dom João VI manda publicar a carta régia de abertura dos portos ,modificando a relação entre metrópole e colônia. As mudanças introduzidas por Dom João VI não atingem as estruturas de produção, continuando a apoiada no trabalho escravo e voltada para o comercio exterior. A base produtiva é composta principalmente por metais preciosos e produtos como açúcar, algodão, tabaco, couro, arroz, especiarias e café.
1821 1830
A independência em 1822 é o maior acontecimento da década. Dom Pedro I dissolve a Assembléia Constituinte e em 1824 outorga a Carta Magna. O processo de reconhecimento da independência do país marca a economia das décadas seguintes e nesse contexto o compromisso de maior vulto é assinatura do tratado de comercio com a Inglaterra.
1831 1840
No Brasil as revoltas sociais evidenciam a insatisfação do povo com o governo regencial. A descoberta do processo de vulcanização da borracha aquece a demanda pelo produto. Entretanto a balança comercial da década registra sucessivos déficits e o café começa a ser destaque na pauta exportadora do Brasil. A câmara dos deputados inicia debates sobre tratados de comércios e navegação firmados entre o Brasil e países amigos, os tratados que levam a dependência e prejudicam o comércio exterior brasileiros são cancelados. Isso provoca mudanças nos rumos da política externa do país.
1841 1850
A siderurgia expande os meios de transportes com embarcações de metal movidas a vapor. Em 1841 com cerca de seis milhões de habitantes a população brasileira concentra-se em vias litorâneas e em pontos do interior. A economia basicamente agrícola ainda faz uso de mão de obra escrava e