TRABALHO DE QUIMICA
Trabalho de Química
Armas Químicas
Professora: Maria
Aluna: Júlia M. Lourenço nº 21 3ºB
Armas Químicas
As armas químicas tem um alto poder de destruição, porém, não se assemelham aos poderes das armas biológicas, pois estas atuam de forma grandiosa, causando impacto em grandes quantidades de pessoas por transmissão de vírus e bactérias, sem odores e nem sabores, no entanto as armas químicas também têm o seu poder.
Quando se fala de armas químicas, não se refere à bomba atômica ou bomba de hidrogênio, que são consideradas armas químicas, pois estão relacionadas com a fissão ou a fusão do núcleo atômico. Algumas armas químicas utilizadas para o terrorismo químico são: gás mostarda, SARIN, gás cianídrico, gás cloro e o VX.
Gás mostarda
Este gás é causador de graves irritações na pele e nos olhos, conhecido como agente pustulento. É incolor no estado puro, no entanto, ele é encontrado geralmente, na sua forma impura, sendo assim, possui uma coloração que varia de amarelo a marrom, possuindo um odor característico de alho ou mostarda.
Ele pode infiltrar-se nos olhos, nas mucosas, ou na pele, isso tanto na sua forma de vapor ou mesmo liquefeito. Sua fórmula estrutural está representada acima, sendo um composto químico orgânico também chamado de mostarda sulfúrica, sua fórmula molecular é C4H8Cl2S.
Propriedades físicas: ponto de fusão: -217°C; ponto de ebulição: -13°C; massa molar: 159,07 ;
Os danos causados pelo gás mostarda, também causa supressão da medula óssea e lesão neurológica e gastrointestinal, provocando também mudanças celulares em poucos minutos de contato.
Sarin
Sarin é um composto utilizado como arma química, sendo um composto altamente tóxico, tanto em sua forma líquida como na forma gasosa, que ataca o sistema nervoso central.
Sarin possui a fórmula molecular C4H10FO2P.
Ele é um composto orgânico do tipo organo fosforado,