Orquidea
O numero de apreciadores da beleza das orquídeas vem crescendo muito nos últimos tempos, e com ela aumentou bastante a quantidade de espécies cultivada em casa. Essa apostila ensina como a orquídea tenha uma vida longa e sempre florida
Todo cultivador seja amador ou profissional, deve analisar periodicamente o cultivo de suas plantas, a fim de avaliar as perdas do ano anterior. Neste processo, uma analise criteriosa deve ser realizada por meio da avaliação de técnicas utilizadas por ele mesmo ou seus auxiliares, contanto que esse manuseie as plantas diariamente.
Entre itens importantes a serem considerados, esta o local de cultivo, o uso de madeira, defensivos químicos e alternativos naturais , água para irrigação , adubos químicos ou orgânicos , a inspeção diária em relação ao aspecto fitossanitario e os cuidados no manuseio
Cultivo
As orquídeas exigem um tratamento adequado, no qual se destacam vários fatores como : calor ,luz ,umidade ,ventilação ,regras de adubação , etc... Quando qualquer um desses itens um desequilíbrio ou é aplicado de maneira incorreta , resulta logo no seu efeito negativo. No decorrer dessa apostila vamos mostrar os tratamentos salutares que devemos usar.
1 – Onde as orquídeas são cultivadas :
Nos orquidários particulares e de fundo de quintal, as orquídeas geralmente são penduradas em arvores , em estruturas de madeira , ripas , telas de arame (presas em paredes) , muros , locais sombreado , e viveiros com tela para sombreamento .
Um erro comum é o cultivo com plantas super-postas (uma sobre as outras) , as maiores vitimas desse cultivo são as microrquideas.
O problema esta no fato de que fungos e bactérias são transmitidos por esporos, partículas microscópicas que, ao receber irrigação com mangueiras passam nas plantas de cima para baixo.
Isso também ocorre com larvas ou ovos de insetos e, mesmo que sejam utilizados defensivos químicos ou naturais às plantas perdem a vitalidade e acabam morrendo.
O que é certo é