O idoso
Rede Sócio Assistencial na Perspectiva do Desenvolvimento Local 1- O que é rede Sócio Assistencial na perspectiva do Desenvolvimento Local?
A idéia de rede nos faz concluir que nada mais é um prolongamento de uma idéia central que contagia e interliga órgãos dos setores públicos e/ou privados com o intuito de disseminar-la a todos o quanto possa alcançar com finalidade de trabalhar com pessoas socialmente fragilizadas. È uma forma de organização capaz de reunir pessoas e instituições em torno de objetivos comuns, primando pela flexibilidade, dinamismo, democracia e descentralização na tomada de decisões, com alto grau de autonomia de seus membros e horizontalidade das relações entre seus elementos.
O propósito estabelecido tem contado com a ajuda de verbas principalmente de doações de empresas e voluntários envolvidos com a responsabilidade social, que disponibilizam parte de seus ganhos para financiar projetos ou parte de seu tempo se envolvendo diretamente dentro desses projetos.
As redes sócio assistenciais visam com apoio de grupos empresariais e voluntários proporcionar condições de dignidade e abrir caminhos às comunidades para que consigam trilhar melhorias para suas vidas. 2- As potencialidades/especificidades (como a religião, a cultura, o capital social, o sentimento de pertença, entre outras) das comunidades atendidas pela Rede Sócio Assistencial estão sendo identificadas, respeitadas, aproveitadas e fomentadas no trabalho social com as famílias? Para que haja um início e a continuidade do trabalho as potencialidades e especificidades de uma comunidade devem ser mantidas, para que estas famílias não mudem suas características, que não é o objetivo da rede, mas sim acrescentar maneiras e idéias práticas para que estas possam usufruir a favor de si mesmas. 3- E se os aspectos constitutivos do Desenvolvimento Local – DL são observados e respeitados no planejamento e no desenvolvimento das ações das Entidades