o idoso e seus direitos
SUMÁRIO SUMÁRIO 3 1. INTRODUÇÃO 3 2. DESENVOLVIMENTO 4 3. CONCLUSÃO 8 4. REFERÊNCIAS 9
1. INTRODUÇÃO
Em um mundo dinâmico, em constantes mudanças, o processo de envelhecimento ainda é uma das poucas realidades que une as pessoas.
Nesta última década muito se tem falado e teorizado sobre a questão do envelhecimento humano; tentarei explicar neste trabalho a importância do idoso dentro da sociedade, seus direitos, implementação das políticas públicas do idoso no Brasil , e conquistas e lugares adquiridos por eles dentro da sociedade.
2. DESENVOLVIMENTO
O processo de envelhecimento é um fenômeno mundial que comporta conseqüências para os indivíduos e para as nações. As sociedades não podem mais pensar seu desenvolvimento sem considerar a mudança no perfil demográfico. Projeta-se para o ano 2050 que a população idosa deverá superar a população menor de 14 anos.
O processo de envelhecimento brasileiro deu-se de forma muito rápida, sendo que em 20 anos (1996-2016) a proporção de idosos passará de 7% para 14% do total da população, com uma expectativa média de vida acima dos 70 anos. Segundo dados atuais da PNAD, a população idosa do Brasil ultrapassa os 19 milhões. Desse contingente, o IBGE apontava em 2000 que 40,3% viva com uma renda de meio a um salário mínimo por mês, sendo hoje, 45% os que se encontram nesse mesmo patamar de renda. Isto coloca para os Estados, questões fundamentais a serem pensadas em termos de organização social.
O envelhecimento faz parte do ciclo de vida das pessoas, assim como a infância e a juventude. Significa, antes de qualquer coisa, um processo natural e dinâmico, não uma doença. Ao reconhecer o envelhecimento como um processo inevitável e irreversível, as condições crônicas e incapacitantes, que normalmente acompanham esse