Direitos dos Idosos
OS DIREITOS HUMANOS DA TERCEIRA IDADE
RESUMO
Este trabalho tem como temática a terceira idade, tema este que tem chamado a atenção de muitos estudiosos, como sociólogos e outros profissionais acerca do assunto, como também dos segmentos sociais, em geral: Governo, Igreja, Educação, Saúde, Sindicatos, etc. Pois, nos últimos tempos, a humanidade tem assistido um crescimento surpreendente do número de pessoas na faixa etária correspondente a terceira idade.
A premissa maior do referido trabalho, além de reconhecer o conceito de velhice, o seu significado, é a valorização da pessoa idosa e a visualização do direito digno de envelhecer, como fundamental e imprescindível para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, na qual o ser humano, na terceira idade, seja visto e aceito por todos, como um cidadão de direitos e garantias.
INTRODUÇÃO
Perceber o cenário que se efetiva a cada dia, com toda esta mobilidade no meio social, proporcionou a evolução e concretização de uma norma que trate diretamente da questão, como o Estatuto do Idoso, é bastante significativo.
Conforme o exposto, vale enfatizar, que, além de conhecer e respeitar os direitos do idoso, bem como a sua valorização social, o objetivo deste trabalho, não está unicamente direcionado ao cumprimento de normas legais, mas, a uma reflexão que possibilite, a cada pessoa, construir dentro de si um hábito de educação e respeito por este novo público crescente.
Todas as gerações devem compreender que com a soma dos anos não há uma limitação física do ser humano, mas, ao contrário, experiências vividas, com histórias diversas, são de fundamental importância para a perpetuação significativa das culturas e tradições, pois um povo sem memórias é um povo sem história, já diziam outros pensadores.
DESENVOLVIMENTO
Foram muitos os avanços tecnológicos surgidos nos últimos anos, permitindo o desenvolvimento científico, e, efetivamente contribuindo para o envelhecimento da população.