O IDOSO E AS QUESTÕES PREVIDENCIÁRIAS
SERVIÇO SOCIAL
GRACIZÉLIA ANDRADE SANTOS
O IDOSO E AS QUESTÕES PREVIDENCIÁRIAS
Feira de Santana- BA 2013
GRACIZÉLIA ANDRADE SANTOS
O IDOSO E AS QUESTÕES PREVIDENCIÁRIAS
Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná,
[Atividade Interdisciplinar]
Orientador: Profº Amanda Boza Gonçalves,
Clarice da Luz Kernikamp, Maria Angela Santini,
Maria Lucimar Pereira, Rodrigo Trigueiro, Valquíria
A. Dias Caprioli.
Feira de Santana
2013
IDENTIFICAÇÃO
A cidade de Feira de Santana, município situado no interior da Bahia tem sua extensão territorial estimada em torno de 1.344 Km 2, é a segunda maior cidade do estado, localiza-se a cerca de 107 quilômetros da capital
Salvador. A princesa do sertão como assim é conhecida está localizada na zona de planície entre o recôncavo baiano e os tabuleiros semiáridos do nordeste baiano.
A cidade leva esse nome em homenagem aos fundadores: Ana
Brandoa e Domingos Barbosa de Araújo, casal que possuía uma fazenda na região que tinha por nome de Fazenda Sant’Anna dos olhos D’Água. Segundo historiadores, era frequente a passagens de tropas de viajantes vindos do alto sertão baiano, o que teve como consequência o rápido desenvolvimento do comércio de gado e consequentemente do comércio de outros produtos.
De acordo com o último senso realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística a cidade conta com aproximadamente 556 756 habitantes, e possui alguns dos melhores índices do estado: o segundo maior acesso à rede de esgoto da região; o maior centro de abastecimento do NorteNordeste. Há de se ressaltar também que o município é nacionalmente conhecido por ser um forte polo comercial, a economia da cidade é em grande parte movimentada pelas relações comerciais.
No tocante a saúde pública, a situação do município não se difere do resto do país, ainda há muitos problemas que precisam ser resolvidos: