O Homem e o Trabalho
O homem naquela época tinha como recompensa sua própria lança, ou sua própria tapuer. Atualmente o homem tem como recompensa um salário e/ou bônus. Concluímos então, que o trabalho é uma atividade exercida pelo homem a fim de produzir/realizar algo para ele ou para terceiros que o traga alguma recompensa. Porém, nem sempre foi assim.
A escravidão foi um período em que negros davam sua força de trabalho obrigatoriamente para senhores ricos e brancos. Mas, diferente do trabalho remunerado o negro não recebia nada além de um local precário para dormir e “alimento”. Quando esse período acabou, tivemos diversos sistemas políticos, mas o que predominou foi o capitalismo.
No capitalismo o trabalhador de classe mais baixa paga para trabalhar? Por quê? Uma pessoa para sobreviver precisa do básico: alimento, higiene, o mínimo conforto, alguma diversão, saneamento básico, uma moradia, etc., porém, nada disso é de graça, ou seja, a pessoa precisa trabalhar para comprar, e comprar gera lucro para o governo. Nesse trabalho para comprar o básico o indivíduo produz para o governo vender, em outras palavras, a pessoa compra o que ela mesma produziu por um preço maior do que ela ganhou para produzir. Isso gera um lucro duplo para o governo. Por outro lado a classe alta (que inclui os políticos) apenas recebe os lucros daqueles que trabalham para eles, formando assim um sistema que sustenta o país economicamente.
Um trabalho dignifica um homem quando o mesmo se sente realizado com sua profissão. Mesmo que para alguns determinado trabalho não seja o ideal, para outros é seu objetivo de vida. O mesmo vale quando um homem se sente oprimido pelo seu trabalho, como exemplo podemos