Sociologia
CENTRO DE HUMANIDADES
DEPARTAMENTO DE LETRAS
COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Trabalho realizado pela aluna Joana Darc do Nascimento Silva, para fins de avaliação no componente curricular Sociologia da Educação, ministrado pela professora Paula Renata, no curso de Letras-inglês, turno manhã, período 2013.1.
Guarabira – PB
2013
Resumo: Texto 03
A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora
Émille Durkheim
As definições da educação: exame crítico
A PALAVRA educação tem sido muitas vezes empregada em sentido demasiadamente amplo, para designar o conjunto de influências que, sobre nossa inteligência ou sobre a nossa vontade, exercem os outros homens, ou, em seu conjunto, realiza a natureza. Ela compreende, diz Stuart MILL, "tudo aquilo que fazemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição de nossa natureza. A influência das coisas sobre os homens é diversa, já pelos processos, já pelos resultados daquela que provém dos próprios homens; e a ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre outros, difere da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes Segundo KANT, "o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz”. Será preciso que nos coloquemos em harmonia com o trabalho que nos incumbe. Nem todos somos feitos para refletir; e será preciso que haja sempre homens de sensibilidade e homens de ação. Inversamente, há necessidade de homens que tenham, como ideal de vida, o exercício e a cultura do pensamento.
Mas não padece dúvida também que a harmonia perfeita possa ser apresentada como fim último da conduta e da educação. Menos satisfatória, ainda, é a definição utilitária, segundo a qual a educação teria por objeto "fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes (James Mill). É