TRABALHO DE CIDADANIA
Segundo pesquisa realizada pelo Ibope em 2001, 49% dos entrevistados são a favor do voluntariado. Entretanto, apenas 18% deles já realizaram ou ainda realizam o trabalho voluntário. “Acredito que a divulgação de ações voluntárias vitoriosas pode motivar mais pessoas a iniciarem uma ação social consistente, comprometida e responsável”, afirma Anísia Sukadolnik, diretora de relacionamentos institucionais do CVSP (Centro de Voluntariado de São Paulo). A Instituição, criada em 1997, objetiva o fortalecimento da ação social no Brasil e hoje conta com 52 voluntários divididos em sete equipes.
A professora e estudante de matemática Thaís Cerqueira da Silva, 21 anos, dá aulas em um cursinho prévestibular comunitário na cidade de Madureira no Rio de Janeiro. A idéia de realizar o trabalho voluntário veio em conjunto com os amigos da universitária que criaram o pré-vestibular. Segunda ela, no início poucas pessoas se interessaram pelo curso por não acreditarem na qualidade do ensino, até que 60% dos alunos foram aprovados em universidades públicas. “Desde aquele dia o prévestibular está lotado”, conta Thaís.
“Creio que qualquer pessoa que possua boa vontade seja um candidato apto a desenvolver um ótimo trabalho voluntário”, afirma a gerente administrativa Fernanda Cunha. Voluntária há mais de 11 anos, ela é integrante da Soama (Sociedade Protetora dos Animais) que recolhe animais da rua e os encaminha para adoção. Além de se dedicar mais às causas animais, Fernanda também doa sangue e recolhe alimentos e roupas para as pessoas carentes na