Trabalho - Cidadania
POLÍTICA E RELIGIÃO É UMA PARCERIA COMPATÍVEL?
CARIACICA
2013
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
POLÍTICA E RELIGIÃO É UMA PARCERIA COMPATÍVEL?
Trabalho apresentado à Disciplina Cidadania do Curso Livre em Teologia, Unidade Teológica de XXXX, Instituto Teológico Quadrangular, como requisito parcial para conclusão da disciplina.
Professora:
CARIACICA
2013
CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO
A relação entre religião e política é uma fato que não pode ser ignorado, sobretudo quando afeta diretamente a vida e os destinos da sociedade.
Nesse sentido, observamos em vários momentos da história a ocorrência de referida relação: No antigo testamento, podemos observar vários reis que foram instituídos devido a uma influência direta de Deus ou da religião presente em determinado povo.
CAPÍTULO 2 - DESENVOLVIMENTO
A parceria entre religião e política é bastante interessante para o desenvolvimento de uma sociedade.
Não podemos esquecer, no entanto, que em muitos momentos, tal parceria não foi muito saudável, principalmente durante a idade média na Europa, em que os Reis utilizavam a influência religiosa (alegavam que eram os representantes de Deus na Terra, tudo com o aval dos Papas Católicos) para subjugar o povo, aplicando regras muitas vezes severas que escravizavam e retiraram a dignidade da população.
No entanto, em todo o processo histórico, o convênio entre estado e religião tem tido relevante papel na formação das diversas sociedades desde os primeiros processos civilizatórios aos mais recentes eventos políticos.
No contexto atual, em especial na sociedade brasileira, a religião (em especial os preceitos bíblicos) pode ter uma influência bastante positiva nos princípios aplicados na política, afastando os desmandos do passado, a corrupção que assola o referido cenário e a criação e a aplicação de leis que nem sempre beneficiam a