para compreender a ciencia capitulo 7
CAPÍTULO 7 - RAZÃO COMO APOIO A VERDADE DE FÉ: SANTO TOMÁS DE AQUINO
Santo Tomás de Aquino nasceu em Nápoles, mas atuou em Paris como professor. Teve acesso a várias obras literárias por meio de traduções árabes. Sua obra é caracterizada pela relação entre razão e fé e as concepções entre finalidade, causalidade e potência-ato. Diferenciou a Filosofia, que trataria das coisas da natureza da Teologia, que trataria do sobrenatural, mas por meio de ambos era possível alcançar o conhecimento. Portanto a razão poderia fundamentar a fé.
Ele tinha a bíblia como suas principais ideias.Ele dizia também que todas coisas tinha uma certa finalidade no mundo.
Para ele , A alma e o corpo estão unidos no homem, porem animais e plantas também possuem alma. A alma para Santo Tomás de Aquino é a forma do ser. Todos os seres tem uma alma imortal, mas cada um com suas potências. A do homem é a racionalidade. Santo Tomás de Aquino admite que o conhecimento pode ser adquirido pela razão, mas há coisas somente reveladas pela revelação divina. O conhecimento pode ser adquirido pelos sentidos, mas só a capacidade intelectiva que pode distinguir. A razão é o que distingue os homens dos outros seres.
Para Tomas de Aquino para se chegar a um bem comum a sociedade deve estar unida, e com isso se opor aos inimigos. As coisas já contém em si mesmas uma possibilidade e ao alcançarem a realização dessa possibilidade, tornam-se o que foram designadas a ser, ou seja, o ato, a sua finalidade como ser. Com isso, Santo Tomás de Aquino admite que o mundo tem uma ordem e que a sua origem só poderia vir da inteligência divina.
Ele apoiava a monarquia como governo, pois ele acreditava que a monarquie era uma forma divina de governar.