Trabalho e cidadania
Todo ser humano tem direito a cidadania, a escola ensina o conhecimento científico e prepara pessoas para cidadania.
Já dizia Paulo Freire: “… é preciso plantar a semente da educação para colher os frutos da cidadania”. Esta é sem dúvida um ponto de partida para uma reflexão sobre o papel da educação e da escola na formação da cidadania.
Família e Escola – são as fontes principais na formação do cidadão e da cidadania, que é a formação e capacitação, visando a inclusão social do indivíduo pela cultura e pelo trabalho.
A educação para a cidadania pretende fazer de cada pessoa um agente de transformação, isso faz com que pensemos na situação de miséria e exclusão em que vive boa parte da população. Devemos pensar bem na sociedade em que estamos inserida e analizar-mos a situação do país que influência muito na vida do ser, mas o que fazer? Como podemos melhorar a nossa situação e nos tornarmos cidadãos mais dignos?
A formação política, que tem no universo escolar um espaço privilegiado, deve propor caminhos para mudar as situações de opressão.
Enfim, temos que pensar que para sermos bons cidadãos devemos aprender a conviver com as diferenças e a escola tem grande influência e participação nas nossas vidas e nos ajuda muito. Dependemos dela para sermos pessoas de bem, a escola é muita das vezes o acesso para outros direitos sociais, civis e políticos.
Comentário:
Prezada Hildelia,
Os apontamentos são bons,com certeza será essencial refletir acerca da relevância da Educação diante do processo da busca pela cidadania,pois sabe-se que a mesma está diretamente ligada ao rompimento com o tradiconalismo e a estagnação.Devemos educar para e pela cidadania e democracia, devemos oferecer espaços de exercício da