Homem e o trabalho
Trabalho apresentado à disciplina Comportamento Humano nas Organizações, como requisito avaliativo dos cursos de Administração da Faculdade Brasil Norte- Fabran.
Macapá-AP
2012
APRESENTAÇÃO
Quando pensamos no trabalho vários questionamentos nos vem à mente, de modo a tentarmos compreender qual o significado dele em nossa existência.
O trabalho é parte essencial da vida humana e uma atividade social, uma vez que constitui aquele aspecto de sua vida que lhe dá status e o liga a vida em sociedade.
A importância do trabalho vai muito além das necessidades do capital, pois envolve também as necessidades humanas individuais. Através do seu trabalho, o homem não apenas produz bens individuais e coletivos, os quais promovem o desenvolvimento pessoal, familiar e de uma nação, mas também passa a desempenhar influência plena sobre o individuo e sua relação com o meio em que vive. É a relação de compra e venda da força de trabalho a responsável pela estruturação do nível sócio pessoal do trabalhador, determinando seus rendimentos, maneiras de diversão, horários de trabalho, local onde se executa suas atividades, círculo de amizades, sua satisfação com as atividades desenvolvidas, suas recompensas, direitos e deveres.
INTRODUÇÃO
O mundo do trabalho e das organizações sofreu mudanças significativas ao longo dos tempos.
No século XVII, a sociedade mercantilista já está desenvolvida. Surge a burguesia, oriunda dos segmentos dos antigos servos, que compraram sua liberdade e se dedicaram ao comércio e que começa, pela primeira vez na história do mundo, a modificar o sentido do trabalho. Até então, sua conotação era negativa, o trabalho era considerado uma atividade inferior e sem valor algum, destinado aos escravos. Com o surgimento da burguesia, há o início da valorização do trabalho e da crítica à vida ociosa. A partir dos avanços científicos do século XVII, da passagem do feudalismo ao capitalismo e de todas as mudanças sócio históricas daí