HOMEM TRABALHO
A relação dom homem com o trabalho vem desde os primórdios do tempo, que se intensificou com a vinda da industrialização.
Muitos fatores caracterizam esse período, entre eles o inicio da produção em série, o crescimento urbano, má qualidade de vida dos trabalhadores, pela formação de um modelo industrial, que visava o lucro com métodos de produção sem normalização, pelo surgimento de duas classes: a burguesia e o proletariado.
O trabalho sempre foi essencial ara o ser humano, para a sua subsistência.
Na época do Taylorismo o homem era visto apenas como uma ferramenta na indústria, e não como um ser que pensa e sente. Hoje a busca pelo equilíbrio do homem com o seu trabalho se faz importante par que ele possa executar suas funções, desenvolvendo- se como profissional e como ser humano, emocionalmente equilibrado.
A partir daí, o homem tornou- se mais livre para expressar sua opinião, sendo capaz de mudar as rotinas de trabalho, auxiliando no crescimento da empresa. O Status profissional é essencial par que o funcionário se sinta capaz e satisfeito para realizar suas tarefas, mostrando suas habilidades e talentos.
No que diz respeito a parte econômica, o trabalho supri as necessidades materiais e fornece uma melhor qualidade de vida, através do salário pago pelos serviços prestados.
No psicológico, traz realização pessoal e permite conviver e interagir com a sociedade, proporcionando a troca de conhecimentos com outras pessoas.
Filosoficamente, o homem também é criador e como ser evoluído é capaz de oferecer trabalho para outros homens.
Um fator essencial para eliminar pontos negativos e compreender o que vale a pena na vida é a psicologia organizacional, fazendo o homem ser recompensado não só materialmente, mas também emocionalmente, sem conflitos. A relação homem- trabalho de vê ser de conquistas vivenciais e não somente de necessidades.
Para um bom equilíbrio organizacional deve- se considerar os seguintes pontos: