O homem e a comunicação
O homem enquanto animal social depende basicamente da comunicação para viver em sociedade. Todo o processo de evolução histórica da humanidade debruça-se na habilidade de se comunicar, seja por meio de expressões ou pela escrita.
A comunicação é uma ferramenta fundamental para a sobrevivência humana. Desde que nascemos, ou ate mesmo antes disso, enquanto estamos sendo gerados, somos capazes de perceber estímulos externos e a eles corresponder. E isto é apenas o início de uma atividade que nos acompanha do primeiro até o último sopro de vida. Ela também é responsável pela evolução da raça humana, porque toda a disseminação da informação e do conhecimento dá-se através deste processo. Desde os primórdios, com sua linguagem e escrita destintas das atuais até a era globalizada, com o seu arsenal tecnológico e códigos próprios. E, tratando-se desta, é importante ressaltar que cada vez mais estamos próximos no contexto global, pois dia-a-dia estamos mais interligados em função única e exclusivamente desta interação.
Referindo-se a evolução particular, o modo como nos expressamos também sofre mutação, possuindo em cada fase da vida características e habilidades próprias. E isso não se restringe apenas no que tange a socialização, mas também na percepção e sensibilidade para integração com a natureza. Já na fase adulta, nos deparamos com outra realidade: o processo de profissionalização. Nas organizações, a forma de expressão determinará o futuro ou até mesmo a permanência dentro da empresa ou instituição, pois isto mensurará o nível de entendimento de cada indivíduo, estabelecendo suas capacidades para com este universo.
Em suma, a história nos evidência uma recíproca relação de sobrevivência entre estes dois elementos, corroborando com a idéia de que o homem é, em sua essência, a própria