Comunicação: a conquista fundamental do homem
A comunicação racionalizada foi sem dúvida a maior dentre todas as “invenções” já consumadas pelo homem, sendo também a que mais lhe ajudou em sua jornada de sobrevivência dentre os séculos. Imagine você ter de passar por todas as experiências que a vida lhe propicia, para ter a certeza de fazer, ou não fazer, certas coisas em certos momentos. As trocas de experiências e informações já vividas entre os indivíduos foi o grande salto para assumirmos status de uma espécie em constante mudança, inovação e melhoria de sua qualidade de vida.
É lógico que nossa comunicação não foi sempre apenas trocas de informações unicamente racionais. Como disse no início do texto, o ser humano é motivado também (e muitas vezes, principalmente) por aquilo que sente, e esse sentimento sempre foi passado adiante, formando o que conhecemos como as artes. Pinturas, músicas, literatura, não importa a forma, temos aí uma grande maneira com âmbito exponencial (já que lidamos com emoções) de atingirmos o público, passando nossos ideais pontos de vista.
Na percepção da realidade, o ser humano vê o real pelo seu próprio filtro interno. Já que é o indivíduo o principal julgador, ele atribui a si sempre o que lhe é mais individual e divergente. Mas é bem verdade que nos dias atuais, com o grande crescimento dos meios de comunicação em massa, por meio da enorme expansão de novas tecnologias de comunicação, o individuo se perde, e é muitas vezes alienado, deixando de ser o principal