Sistema de gestao ambiental
Devido às constantes mudanças no cenário mundial, na economia e na política, as empresas tendem a se adequar a novos padrões de gerenciamento em detrimento ao conceito tradicional de hierarquia, comando e controle.
A questão ambiental está cada vez mais evidente como uma prática que remete as empresas à idéia de que é necessário produzir sem degradar o meio ambiente e de usar os recursos naturais de forma sustentável para que gerações futuras não sofram com a escassez e degradação do ecossistema. Neste sentido a gestão ambiental ganha força no meio empresarial, pois os consumidores estão exigindo, das mesmas, a responsabilidade social, agregada em seus produtos e/ou serviços.
Desde o surgimento do homem no universo, o mesmo vem o transformando de maneira bastante significativa, no entanto com o advento do capitalismo e da revolução industrial, novas forma de processos produtivos vem aumentando consideravelmente a produção e isso tem sido um importante fator que estimula a exploração dos recursos naturais.
Desde muito tempo o meio ambiente serve como fornecedor de recursos para toda e qualquer produção que o ser humano tenha a intenção de fazer. A utilização de recursos naturais é de profunda importância para a sobrevivência do homem na terra, no entanto, ultimamente, o seu uso desordenado, está provocando uma escassez geral.
Como reflexo de uma atitude que respeita o meio ambiente e explora alternativas para não degradá-lo, é que o termo gestão ambiental passou a ser amplamente usado no meio empresarial. Essa atitude reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas que são beneficiadas por um ambiente ecologicamente equilibrado.
A gestão ambiental preocupa-se com a conservação e preservação da biodiversidade, visando reduzir os impactos ambientais e tem um papel muito importante no desenvolvimento de políticas de conscientização para proteger o meio ambiente, desenvolvendo assim, programas de educação ambiental que exponham a real