O homem um ser de cultura
O HOMEM: UM SER DE CULTURA
ELEMENTOS PARA A COMPREENSÃO DO FILME: 2001 - UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO
A ALVORADA DO HOMEM
1 - O Universo (Tomada dos planetas (O Universo é grandioso (Música: “Assim falou Zaratustra”
2 - A Terra (Condições geográficas (A natureza é inóspita, adversa e desértica (Clima seco (Pouca água (A fome
3 - A morte e a vida (Ossos ( morte (O macaco é frágil: ( se alimenta juntamente com outros animais e não consegue amedrontar os outros animais (Tem que dividir espaço com os outros (Tenta espantar os seus concorrentes com o “grito”. (Por ser frágil, não tem como se defender dos seus predadores.
4 - A disputa pela água (O macaco vive em comunidade (Existem tribos adversárias que competem entre si. (A tribo vencedora é a que grita mais alto.
5 - A noite (O ambiente escuro traz consigo o medo (Desconforto (A escuridão lembra a falta de racionalidade (A sociabilidade: dormir juntos mesmo sem a racionalidade.
6 - O olhar (Na escuridão a câmera da um “close” no rosto de um dos macacos. (Este macaco se diferencia/individualiza dos outros. (Ele tem um olhar diferente. (observa, desconfia, olha para) (Abrir os olhos durante a noite
7 - O monólito (Os macacos percebem alguma coisa diferente. (Uma rocha é percebida de maneira diferente das outras: ela tem forma (O homem percebe e diferencia as coisas (Surge algo novo (a imponência da música anuncia algo grandioso) - a consciência (O sol (consciência - razão) ilumina o monólito.
8 - O uso do osso como instrumento (Com a consciência o macaco percebe que pode usar o osso como instrumento (Esta descoberta muda toda a sua vida. (Acabou com a fome (Se torna predador (Pode lutar e matar o outro (Não é mais o grito que prevalece, mas o uso da arma (inteligência) (A razão (o saber) dá poder. (Aqueles que empunham o osso, já têm uma postura ereta. (Jogar o osso para cima ( salto de bilhões de anos