Telhados
area em m² x ((maior prof + menor prof.) /2)
V=237m² x ((1,3+0,4)/2)
V=201,45m³
telhado
Inclinação correta
O caimento do telhado depende do tipo de telha escolhida, mas a altura da empena depende também da altura da caixa d’água que ficará debaixo do telhado.
Não esqueça de deixar espaço para abrir a tampa da caixa d'água.
Instale a caixa sobre uma base em madeira com caibros ou vigas, com uma distância mínima de 1,50m entre o fundo da caixa d'água (base em madeira)e o chuveiro, para que a água desça com pressão suficiente.
Observar que as telhas devem ser colocadas de modo a terem um caimento ( queda d’água) de no mínimo 30% e no máximo 50% em relação à laje ou respaldo das paredes de acordo ao seu comprimento acrescentando o beiral.
GRÁFICO CALCULO
Para se calcular a quantidade correta de telhas de um telhado multiplica-se o rendimento (ocupação) de telhas fornecida pelo fabricante X metragem do telhado. Faz-se necessário levar em conta a inclinação, as sobreposições e o comprimento dos beirais.
EXEMPLO
Telha a ser usada é a de concreto, informação fornecida pelo fabricante é de 10,4 peças por 1 m²
Metragem do Telhado = 130 m² (Já com inclinação e beirais)
10,4 peças m² X 130 m² = 1.352 telhas
Cumeeiras são usadas 3 peças por ml.
MADEIRAMENTO DE UM TELHADO
É fundamental que a estrutura do telhado esteja em perfeito esquadro para que não haja empeno no madeiramento (madeira) e não prejudicar o efeito estético e a segurança do mesmo.
Usar madeiras de qualidade, de boa resistência e durabilidade (Peroba Rosa).
Quando usar madeiramentos aparelhados, recomenda-se comprar sempre bitola maior do que a especificada, como viga especificada 6x12 comprar 6x16, ripa 1,5x5 comprar 2,5x5 e assim por diante, pela perca de grossura no aparelhamento.
Usar vigamento com no mínimo 6 x 12 na cumeeira, terças e tesouras (quando houver).
Terças intermediárias com distanciamento de no Máximo 1,50 Mts.
Os caibros devem Ter