Telhados
Cobertura e telhado são peças fundamentais na finalização de um projeto. Muito importantes para caracterizar o estilo de sua construção, e até influenciando o meio em sua volta. No norte da Europa, por exemplo, telhados são mais íngremes para que não ocorra acúmulo de neve e consequentemente um peso extra e infiltração; já no Brasil, telhados assim não são necessários, já que o clima não é propício à essas condições climáticas. Outro exemplo a ser tomado são os telhados verdes, que seriam a solução para alagamentos nas cidades já que a absorção de água é maior, redução da temperatura também, e além de ser quase a metade do custo de um telhado convencional. É um estudo complexo e muito amplo, principalmente hoje em dia em que o mercado esta crescendo cada vez mais e trazendo novas tecnologias. As informações a seguir vão ajudar esclarecer cada tipo de cobertura e telhado.
2 COBERTURA
A cobertura funciona como principal elemento de abrigo para os espaços internos de uma edificação proporcionando conforto térmico, protegendo contra a entrada da radiação solar, controlando escoando água da chuva e da neve derretida por drenagem, calhas e condutores.
Assim como os pisos, as coberturas devem ser estruturadas para suportar seu peso próprio, além do peso do telhado e de qualquer anexo acima.
Além de cargas de gravidade, os planos de cobertura precisam resistir a impactos causados por ventos e abalos sísmicos e transferir tais forças para sua estrutura de apoio.
O tipo de estrutura da cobertura tem grande impacto na imagem externa da edificação. Além de ser um componente estrutural, ela também é um componente funcional e estético que deve se adequar à linguagem de toda a edificação. Tipos de Cobertuas:
As coberturas são classificadas segundo sistemas construtivos e materiais utilizados.
Desta forma, encotram-se:
a) coberturas minerais: são materiais de origem natural, entre as quais placas de pedras como ardósia, muito