Curriculo
Contribuir para qualificar a educação formal e formação cidadã dos brasileiros
A estreita relação entre educação e cultura nos processos de formação da cidadania ressalta o caráter indispensável das ações de integração das manifestações intelectuais e artísticas nas práticas pedagógicas de ensino formal e informal. A correção da fratura entre as formulações e o planejamento das políticas relacionadas às duas áreas deve ser o foco de ações articuladoras das diversas instâncias e esferas da administração pública.
Por outro lado, é necessário reconhecer que os problemas de acesso à educação e à cultura produzem impactos mútuos. Entre outros exemplos, estão as lacunas na formação artístico-cultural dos estudantes brasileiros, que desse modo deixam de constituir um grupo social atento e crítico para a recepção e produção de manifestações simbólicas.
Os desafios prioritários para uma política cultural atrelada à de educação incluem a capacitação de docentes, a disponibilização de bens culturais a professores e alunos, a troca de informações e competências entre os dois campos, o reconhecimento dos saberes tradicionais, o compartilhamento de projetos e recursos, o aprimoramento do ensino das artes nas escolas e a transformação dessas instituições em centros de convivência e experiência cultural. Nas instituições de ensino do nível básico ao superior, a política cultural deve promover o acesso a repertórios do Brasil e do mundo, numa perspectiva não-instrumental.
Compartilhe:
* * * * * * * *
Postado por: danielhora
Participação do Leitor
-------------------------------------------------
Principio del formulario
Nome: Email: Site:
CAPTCHA Code
Comentário: max. 1000 caracteres
Comentar Cancelar
Regras para comentários:
1. Os comentários terão moderação desta Assessoria de Comunicação.
2. Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos.
3. Ofensas e quaisquer outras formas de