Cinematografia
Curso de Serviço Social – 1º Ciclo
Ano Lectivo 2009/2010 – 1º Semestre
Cinematografia/Serviço Social
Filme: “A Esperança Está Onde Menos Se Espera”
Funchal, 2 de Dezembro de 2009
“O caminho fácil e aparentemente óbvio rumo ao sucesso é a espada; a ética pessoal contra a qual a sua constituição cede, a parede. Entre os dois, acaba por escolher em abono da justiça, o que parece ser uma sentença de morte: mas talvez apenas de uma parte de si que estava a mais, de uma dualidade que pintava as coisas a preto e branco – ou tudo ou nada.”
Ágata Carvalho de Pinto, 2009
Resumo
“A Esperança Está Onde Menos Se Espera”, filme português do realizador Joaquim Leitão abraça uma série de questões pertinentes da realidade urbana. Do ponto de vista do Serviço Social, destacam-se temáticas relevantes, sobretudo ao nível dos valores, dignidade humana e relações pessoais e sociais, frisando ainda a distinção entre dois contextos sociais e económicos que se ligam por meio desses mesmos valores.
Pretende-se desenvolver um pensamento contemporâneo a partir do filme visualizado, transpondo-o para a área do Serviço Social, inserindo-o nas suas teorias, espaços e tempos de acção.
Palavras-Chave: Pensamento, Serviço Social, Teorias, Realidade
Abstract
“A Esperança Está Onde Menos Se Espera”, a portuguese film by producer Joaquim Leitão embraces several relevant issues in urban reality. From Social Work’s point of view, some important matters are highlighted, such as values, human dignity, personal and social relationships, emphasizing two different social and economical contexts which connect on behalf of those values.
It is intended to acquire a current thought from the film, crossing it to Social Work’s area, in its theories, spaces and action periods.
Keywords: Thought, Social Work, Theories, Reality
Índice 1. Introdução 5 2. Contextualização 6 2.1 Um jogo, uma vitória 7 2.2 A