CINEMATOGRAFIA
CINEMATOGRAFICA
Historia e Filmografia de Glauber Rocha
Professor: Márcio Móri
ALUNOS:
Rayanne Moura
Ricardo Mesquita
Fernando Gonçalves
Centro Universitário Unicarioca
Matéria: Cinematografia - Professor: Márcio Móri
Atividade Supervisionada: Entrevista Imaginária Roteiro:
Nome do projeto: Um Olhar, Por Outro Olhar.
Uma abertura em rolou ver com discrição do trabalho, apresentação do aspecto de produção com o nome do projeto. Em seguida vem apresentação dos filmes produzidos e dirigido por Glauber Rocha.
Um olhar, por outro olhar seria mostrar um caminho do mesmo projeto de Glauber Rocha quando o próprio largou sua faculdade de Advocacia para se dedicar ao cinema Brasileiro, e vem mostrando uma visão por outro lado dos lixões do estado do Rio de Janeiro que foi Filmado para servi de denuncia, das condições de trabalho de uma população sem condições de moradia e de vida real com assistência do poder publico.
Discrição:
PATIO
FICHA TÉCNICA
Curta-metragem, preto e branco, 11 minutos, 120 metros, Bahia, 1959. Diretor: Glauber Rocha; Argumentista e Roteirista: Glauber Rocha;Fotógrafos: José Ribamar de Almeida e Luiz Paulino dos Santos;Editor: Souza Jr. ; Música:Concreta (tema central: “Sinfonia para um Homem Só” de Pierre Henry e Pierre Schaeffer); Locações: Salvador (Ba); Elenco: Helena Ignez e Solon Barreto.
Data de Conclusão: Foi pré-montado e exibido em versão muda em 1958, razão pela qual a maioria das filmografias registra o filme como sendo de 1958. (in “Revolução do Cinema Novo”, pg, 409).
SINOPSE
Primeiro filme de Glauber, curta metragem experimental com 11 minutos de duração, rodado na Bahia. Num terraço de azulejos em forma de xadrez, um rapaz e uma moça. Esses dois personagens evoluem lentamente: se tocam, rolam no chão, se distanciam, se olham. Belos planos de mãos e