O homem invisivel
Romance. Foi
publicado em 1952.
Ralph
Ellison nasceu na cidade de Oklahoma (EUA), em 1914. Estudou música no Tuskegee Institute, mudou-se para Nova Iorque em 1936 e viveu em Harlem até à sua morte, em 1994, com 80 anos.
Homem
Invisível venceu os EUA Nacional Book Award de Ficção em 1953. Em 1998, a Moderna Library classificado Homem Invisível décimo nono na lista dos 100 melhores romances em língua Inglês do século 20 . Tempo revista incluiu a novela em seu tempo 100 Melhores Inglês de língua Novelas 1923-2005. O crítico Harold Bloom considera Homem Invisível um dos melhores romances americanos do século 20.
O
seu segundo romance, Juneteenth, só seria publicado postumamente. Escreveu, no entanto, numerosos ensaios e contos, como Shadow and Act, Going to the Territory e Flying Home and Other Stories.
Em
1975, foi eleito membro da American Academy of Arts and Letters, tendo sido distinguido, dez anos depois, com a National Medal of Arts.
A
obra trata de muitos dos problemas sociais e intelectuais que enfrentam Africano-americanos no início do século XX, incluindo o nacionalismo negro , a relação entre identidade negra e marxismo , e as políticas reformistas raciais de Booker T. Washington , bem como questões de individualidade e identidade pessoal.
A
desilusão com o Partido Comunista que ele e Wright, seu amigo, haviam compartilhado. Em uma carta ao Wright 18 de agosto de 1945, Ellison derramou a sua raiva contra os líderes partidários que iriam trair os afro-americanos e política marxista de classe durante os anos de guerra.
Na
esteira dessa desilusão, Ellison começou a escrever Invisible Man, um romance que foi, em parte, a sua resposta à traição do partido.
Crediane
Siqueira; Eleine Gusson; Josiane Jodeli; Monica Regina Paloschi; Natiely Karoline Val; Patrícia de Almeida.