Relatório de flexão
Objetivo ............................................. 02
Resumo ............................................. 03
Introdução Teórica .............................. 05
Procedimento Experimental ................. 06
Resultados e Discussão...................... 07
Conclusão ........................................ 08
Bibliografia ....................................... 09
OBJETIVO
Através do estudo da flexão de uma barra metálica de seção uniforme e homogênea, investigar a relação desta variável em função de outras duas: o peso P adicionado à sua extremidade e o comprimento L da parte flexionada da mesma.
RESUMO
Foi realizado um experimento para verificar a flexibilidade de uma barra de ferro. Usou-se uma régua de ferro (barra), uma morsa para prender a régua à mesa e uma régua para medir a deformação da régua de acordo com a variação de comprimento da régua colocada pra fora da mesa e também a variação das massas colocadas em sua extremidade. Foi observada menor deformação da barra com comprimento menor e menos massa e maior deformação com maior comprimento e mais massa.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
A flexão é um esforço físico no qual se caracteriza pela deformação ocorrer perpendicularmente à força atuante. A linha que une o centro de gravidade de todas as seções transversais de uma barra é chamada eixo longitudinal da barra, o mesmo, quando submetido á cargas perpendiculares desenvolve em si o momento fletor. O Momento Fletor representa a soma algébrica dos momentos relativos contidos no eixo longitudinal da barra, gerados por cargas aplicadas perpendiculamente ao mesmo produzindo um esforço que tende a curvar o eixo longitudinal.
Quando uma barra metálica engastada é submetida a uma força peso (P) em sua extremidade, ocorre uma flexão (Y) na mesma, que varia proporcionalmente ao produto do esforço P, pelo cubo do comprimento (L) da barra, também chamado de “vão livre”, obedecendo à expressão: