Relatório de Flexão
ENGENHARIA MEcânica
Relatório
Cachoeiro de Itapemirim
2014
Relatório
Relatório Acadêmico apresentado para a Disciplina de Ensaios dos Materiais, pelo Curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Cachoeiro de Itapemirim.
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
2014
Índice de Figuras
Índice de Tabelas
Sumário
1 Introdução
O relatório a seguir mostrará a aplicação do ensaio de flexão em materiais frágeis como o granito. Sendo este ensaio por sua vez, mais adequado e utilizado na determinação das propriedades relacionadas à resistência de materiais cerâmicos, já que outros ensaios obtêm resultados muito divergentes em relação a esse tipo de material.
O ensaio de flexão consiste basicamente na aplicação de uma carga crescente em determinados pontos de uma barra geometricamente padronizada. A carga aplicada parte de um valor inicial igual à zero e aumenta lentamente até a ruptura do corpo de prova.
Este ensaio pode ser subdividido em dois tipos: ensaio de flexão em três pontos, onde é utilizada uma barra bi apoiada com aplicação de carga no centro da distância entre os apoios, ou seja, existem três pontos de carga e o ensaio de flexão em quatro pontos, onde é utilizada uma barra bi apoiada com aplicação de carga em dois pontos equidistante dos apoios.
Os resultados fornecidos podem variar com a temperatura, a velocidade de aplicação da carga, os defeitos superficiais e principalmente com a geometria da seção transversal da amostra. Os principais resultados obtidos são: módulo de ruptura, módulo de elasticidade, módulo de resiliência e módulo de tenacidade.
Módulo de Ruptura (MR): valor máximo da tensão de tração ou de compressão nas fibras externas do corpo de