Relatorio de flexão
CENTRO TECNOLÓGICO
EMC5110 – LABORATÓRIO EM PROPRIEDADES MECÂNICAS
RELATÓRIO 2: ENSAIO DE FLEXÃO
Camilla Borges Rampinelli
Filipe Michelutti
Florianópolis, Abril de 2012.
Sumário
Introdução
Desde a antiguidade os materiais cerâmicos, mesmo não sabendo suas reais propriedades mecânicas, são amplamente utilizados, tanto para decoração como para engenharia. Porém com sua aplicação cada vez mais utilizada no desenvolvimento e em tecnologias, foi necessário conhecer as características dos materiais cerâmicos.
Assim, do mesmo modo que outros materiais usados na engenharia, os cerâmicos foram testados de diversas formas para que possam ser catalogados e aprimorados. Um dos testes mais utilizados nos materiais cerâmicos é o ensaio de flexão para fornecer dados da deformação. O ensaio de flexão consiste na aplicação de uma carga de forma crescente em um corpo de prova padronizado. A carga inicia com força zero e lentamente aumenta até a ruptura do corpo de prova.
O relatório apresentará o ensaio de flexão realizado em 30 corpos de prova com ensaio de flexão em três pontos e 30 corpos de prova com ensaio de flexão em quatro pontos, ambos com esmalte virado para cima. Juntamente, ensaio de flexão em três e quatro pontos com 15 corpos de prova cada com o esmalte virado para baixo. Para a análise dos dados foi utilizado a distribuição de Weibull, uma distribuição de probabilidade contínua, com aplicação no estudo de estimativas de falhas em materiais.
Ensaio de Flexão
Há situações em que desejamos avaliar o comportamento estrutural de corpos quando estes são submetidos a esforços que gerem flexão do corpo. A flexão tem como grande característica proporcionar compressão simultaneamente à tração em zonas diferentes do corpo de prova. Assim, este tipo de ensaio é aplicado a componentes que