O homem elefante
O início do filme apresenta show no circo onde o protagonista John, ou seja, o intitulado “O homem Elefante”, é a atração principal. Tratado como um animal devido sua aparência medonha, era exibido como curiosidade devido seu crânio ser desfigurado e possuir calombos em suas costas tornando-o diferente de tudo que já havia visto naquela época.
Não com raras exceções, o filme transcreve uma típica intolerância sofrida pelos deficientes físicos na atual conjuntura do país, as dificuldades e modo ao qual são vistos pela sociedade como seres limitados e diferentes.
John era o mais velho entre três irmãos, onde sua deformidade apresenta-se aos três anos de idade com pequenos calos no corpo. A doença afeta seus tecidos do corpo além de deformar sua cabeça. Sua mãe morre aos 04 anos, e seu pai vai morar com uma madrasta que não o trata bem.
Por conta dos tempos difíceis, começa a vender bugigangas pelas ruas, porém sua vida é de constante humilhação por conta de sua deformidade, o que torna dificílimo seu trabalho devido sua aparência ocasionando tormento pelas crianças.
Certo dia, cansado de ser constrangido pela madrasta e dos demais de seu ambiente social, decide partir onde consegue emprego escrevendo para empresário Sam Torr, como artista de circo com sua estranha forma que lembrava um elefante fazendo-se um espetáculo. O mesmo utilizava um capuz com um buraco com abertura para somente um olho, onde foi por mais que fosse tratado como aberração, conseguiu economizar certa quantia.
Certo dia o cirurgião Frederick Treves, assistiu a uma apresentação de John e ficou surpreendido com John, com ar de repulsa visto sua curiosidade, tirou fotos,