o homem como obra prima de Javé
INTRODUÇÃO
Quando se fala em Pentateuco, logo se imagina histórias como a vida de Abraão, sua descendência, Moises e sua história até a chegada na Terra Prometida e como não poderia deixar de ser, lembra-se da história da criação do mundo e do homem. Essa história é sem dúvida uma das mais importantes da história bíblica, pois é a criação de tudo que existe e se conhece, e o homem a criação mais importante de Deus. A partir daí, a criação será matéria de estudos ao longo desse trabalho no que diz respeito a criação do homem.
1- A CRIAÇÃO COMO ALGO DIVINO
Quando fala-se em Teologia do Antigo Testamento, é impossível não pensar no segundo ponto da Teologia Sistemática que fala sobre a doutrina da Criação.
Quando nos aproximamos desta doutrina, há certos pontos gerais que precisam ser considerados. Primeiramente, não nos foi dado um relato ou filosofia sobejamente detalhada da Criação, e no entanto alegamos que o relato que nos foi dado é perfeitamente acurado. A Bíblia alega que o relato é de Deus. Diz em Hebreus 11:3: “Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.” Deus transmitiu a alguém um relato da Criação; portanto, esse relato não consiste de idéias ou teorias humanas. Entretanto, o relato bíblico não alega explicar tudo. Deve-se então estar esclarecidos sobre o significado da Criação. Ela tem sido definida, assim como diz Berkof em seu livro Teologia Sistemática, como “Aquele ato soberano de Deus por meio do qual Ele... no princípio trouxe à existência o universo visível e invisível, sem o uso de materiais preexistentes, e assim imprimiu-lhe uma existência distinta da existência dEle e, contudo, sempre dependente dEle”. Claro que nos últimos tempos essa convicção tem sido colocada em questão, por pessoas que acreditam que a matéria é eterna, outros que dizem que tudo ocorreu espontaneamente por uma explosão cósmica. A doutrina bíblica,