Engenharia civil
Pode ser definido também como um método de estabilização de solos que se dá por aplicação de alguma forma de energia (impacto, vibração, compressão estática ou dinâmica). Seu efeito confere ao solo um aumento de seu peso específico e resistência ao cisalhamento, e uma diminuição do índice de vazios, permeabilidade e compressibilidade. Quase todos os tipos de locais de obra de edificação e projetos de construção utilizam técnicas mecânicas de compactação.
Histórico da compactação - 1933: Início da técnica de compactação por Ralph Proctor, estudando a relação entre: Energia de compactação; Massa específica; Umidade; Tipo de solo.
Há cinco razões principais para se compactar o solo:
■ Aumenta a sua capacidade de resistência à carga
■ Evita recalque do solo e dano por congelamento
■ Dar estabilidade
■ Reduz infiltração de água, dilatação e contração.
■ Reduz sedimentação do solo
Se executada indevidamente, pode dar margem a uma acomodação do solo e causar custos de manutenção desnecessários ou mesmo a perda da estrutura.
As ilustrações a seguir mostram os resultados da compactação indevida e como uma compactação correta pode assegurar uma vida estrutural mais longa, eliminando futuros problemas de fundação.
Tipos de compactação: há quatro tipos de esforço de compactação para solo:
■ Vibração
■ Impacto
■ Amassamento
■ Pressão
Estes diferentes tipos de esforço são encontrados nos dois tipos principais de força de compactação: estático e vibratório.
Força estática é simplesmente o peso próprio da máquina aplicando força para baixo sobre a superfície do solo, comprimindo as partículas do solo. A única maneira de modificar a força efetiva de compactação