Creatina
A Creatina Kinase (CK), Creatinofosfoquinase ou Creatina Fosfoquinase (CPK) é uma enzima (EC 2.7.3.2) presente em vários tecidos e tipos de célula. A CK catalisa a conversão da creatina e consometrifosfato de adenosina (ATP) para criar fosfocreatina (PCr) e difosfato de adenosina (ADP). Esta reação da enzima CK é reversível e, assim, o ATP pode ser gerado a partir de PCr e ADP.
Em tecidos e células que consomem ATP rapidamente (músculo esquelético, cérebro, fotorreceptores da retina, células ciliadas do ouvido interno, espermatozóides e músculo liso) a fotocreatina serve como um reservatório de energia para regeneração rápida in situ, bem como para transporte de energia intracelular pelo circuito PCr3 . Isso torna essa enzima importante para esses tecidos.
Clinicamente, a Creatina Kinase é usada em testes de sangue como um marcador do infarto do miocárdio,rabdomiólise, distrofia muscular, inflamações musculares autoimunes e falência renal aguda.
CK Total O método da creatina quinase é uma modificação da determinação enzimática UV descrita por Oliver e Rosalki e apresentada como um procedimento geral por Tietz. As leituras da creatina quinase são utilizadas no diagnóstico e tratamento de infartos do miocárdio e de doenças musculares. A creatina quinase pode também estar elevada no seguimento de lesões musculares ou de exercício físico extenuante. É uma enzima citoplasmática e mitocondrial que catalisa a fosforilação reversível da creatinina, com produção de Trifosfato de Adenosina (ATP). Como está presente nas células dos músculos (esqueléticos e cardíacos) envolve a catálise da energia necessária ao trabalho mecânico das mesmas.
Existe sob a forma de um dímero composto de duas subunidades: M (muscle) e B (brain). Estas subunidades combinam-se em três tipos:
- CKMM - Tipo músculo periférico (CK-1);
- CKMB - Tipo músculo cardíaco (CK-2);
- CKBB - Tipo cerebral (CK-3). Sua dosagem no perfil cardiológico é importante