O holocausto e suas possibilidades de representacao
Nome: Ana Caroline Câmara de Oliveira 1 ano – Matutino
Fichamento
Bibliografia: CONDILO, Camila da Silva. Ambiguidades da tirania no pensamento politico ateniense. In: Heródoto, as tiranias e o pensamento politico nas histórias. São Paulo: Annablume, 2010,p. 35 a 75
Apresentacao do Autor/da Autora: Camila da Silva Condilo, possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Franca) e mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga. Atualmente realiza pesquisa de doutorado na University of Cambridge (Newnham College).
Resumo: O texto estudado é o Segundo capitulo do livro Heródato,as tiranias e o pensamento polítco nas historias, sendo dividido em duas partes principais,sendo elas respectivamente A tirania na Grécia Arcaica ( séculos VIII-VI A. C) e Ambiguidades da tirania no pensamento politico ateniense . A primeira parte irá tratar da tirania como um fenomeno historico e politico e a maneira como Herodoto ira tratar o tema nas Histórias. O objetivo deste capitulo é explorar o tema tirania nas Histórias.
Para discorrer sobre o tema do surgimento da tirania, Condilo utiliza uma leitura de Tucídides, ( aspas) é recorrente a associacao da aparicao da tirania com o desenvolvimento comercial e maritimo. Isto levou alguns autores a pensar no surgimento principal representante (aspas) (p.36). Nesta parte do texto a autora dialoga com Claude Mossé para explicar a leitura que os estudiosos antigos fizeram equivocadamente sobre Tucídides, para Claude Mossé, o autor estaria se referindo ao (aspas) poderio naval e não ao comercio marítimo (aspas) (p.36).
Para Condilo as tiranias vão surgir em comunidades que eram prosperas economicamente assim teriam um fortalecimento do poderio naval. Ocorreram também mudanças no exercito,os combates