O gênero resumo na perspectiva acadêmica
O resumo é muito utilizado na esfera acadêmica, os universitários trazem para a esfera acadêmica conceitos de resumos que estão relacionados a atividades de copia das idéias do texto original.
Para escrever um resumo, os alunos devem ler os textos, compreende-los, sumarizá-los, esquematizá-los e produzir um texto com base no original lido.
O resumo normalmente é usado pelo aluno como um instrumento de estudo de textos teóricos e também serve como instrumento de avaliação.
Essa atividade é importante, pois através da retextualização o estudante registra a leitura e manifesta sua compreensão.
A autora confirma as competências em leitura e redação como necessárias para a elaboração de resumos.
O problema é que muitas vezes o aluno não tem noção de que esse novo texto deva ser desenvolvido com suas próprias palavras.
Três concepções teóricas de leitura, a primeira diz respeito da leitura como decodificação, a segunda como um processo cognitivo, e a terceira como uma atividade de interação autor-texto-leitor. Cada uma dessas concepções decorre da concepção de sujeito, de língua, de texto e de sentido que se adere.
A leitura enquanto decodificação diz respeito a uma atividade de buscar idéias e reconhecer o sentido das palavras e a estrutura do texto.
A leitura enquanto processo cognitivo considera as representações mentais que o leitor faz para conhecer o texto.
A leitura como um processo de interação, tem o foco no dialogo entre interlocutores via texto.
Conclui-se que a leitura trata-se de um processo de interação entre leitor e escritor via texto.
Analisando o texto podemos verificar que existe uma dificuldade enorme na formalização de resumos pelos universitários, devido ao mal compreendi mento do assunto tratado