Direito
A geodésia e a topografia são a grande base para a geração de mapas, cartas, ou realizar medições terrestres, através desta ciência que é possível representar matematicamente toda e qualquer feição posicionada no globo terrestre.
A topografia e a geodésia andam de mãos juntas, sendo que muitas vezes a topografia é confundida com a geodésia, pois utilizam dos mesmos equipamentos e praticamente dos mesmos métodos para o mapeamento da superfície terrestre. Porém as duas se diferenciam basicamente pela extensão de área de projeto, enquanto a topografia tem por finalidade mapear uma pequena porção daquela superfície, e se limita a descrição de área restritas da superfície terrestre que não excedam lados de 10 Km. A partir disso, temos que considerar a curvatura da terra para realizar qualquer medição, já que a topografia utiliza como base matemática a geometria analítica clássica, e com isso, a terra é um plano.
Já a geodésia, tem por finalidade mapear grandes porções desta mesma superfície, levando em consideração as deformações devido à sua esfericidade e utiliza o cálculo diferencial e integral para a resolução dos problemas da forma matemática da terra. Portanto pode afirmar que a topografia, menos complexa e restrita, é apenas um capítulo da geodésia, ciência muito mais abrangente.
Assim sendo, a geodésia e a topografia tem os mesmos objetivos, diferindo nos fundamentos matemáticos em que se baseiam: a geodésia apoiada na trigonometria esférica e a topografia, na trigonometria