Teóricos praticos da psicologia da educação
CURSO: PEDAGOGIA-LICENCIATURA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
TEÓRICOS PRATICOS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO PROFA. MA. HELENROSE A. DA S. PEDROSO COELHO
GOIÂNIA, 20/09/2012.
Teóricos práticos da Psicologia da Educação Será relatado no decorrer do texto as contribuições na educação de alguns dos mais importantes teóricos clássicos da psicologia,sendo eles:
*Sigmund Freud
*Jean Piaget
*Lev Vygotsky
*Henri Wallon
Sigmund Freud (1856-) Propõe, à data, um novo e radical modelo da mente humana, que alterou a forma como pensamos sobre nós mesmos, a nossa linguagem e a nossa cultura. A sua descrição da mente enfatiza o papel fundamental do inconsciente na psique humana e apresenta o comportamento humano como resultado de um jogo e de uma interação de energias. Freud contribuiu para a eliminação da tradicional oposição básica entre sanidade e loucura ao colocar a normalidade num continuum, e procurou compreender o funcionamento do psiquismo normal através da gênesis e da evolução das doenças psíquicas. Estudo do desenvolvimento psíquico da pessoa a partir do estágio indiferenciado do recém-nascido até à formação da personalidade do adulto. Muitos dos problemas psicopatológicos da idade adulta de que trata a Psicanálise têm as suas raízes, as suas causas, nas primeiras fases ou estágios do desenvolvimento. Na perspectiva freudiana, a “construção” do sujeito, da sua personalidade, não se processa em termos objetivos (de conhecimento), mas em termos objetais. O objeto, em Freud, é um objeto libidinal, de prazer ou desprazer, “bom ou mau”, gratificante ou não gratificante, positivo ou negativo. A formação dos diferentes estágios é determinada, precisamente, por essa relação objeta. (Estádios: Oral, Anal, Fálico, Latência, Genital).
Uma importante contribuição de Freud foi um método desenvolvido para um tratamento que se pode igualar á uma “arqueologia da alma”,