desenvolvimento pessoal
O campo das Habilidades Sociais no Brasil: Entrevista com Almir e Zilda Del Prette
The field of Social Skills in Brazil: Interview with Almir and Zilda Del Prette
Carina Luiza Manolio* (in memoriam); Bárbara Carvalho Ferreira**
Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, SP, Brasil
Endereço para correspondência
As relações interpessoais têm passado por grandes transformações nas últimas décadas e com isso o interesse em estudar esta temática vem aumentando consideralvemente. Várias áreas do conhecimento têm se proposto a investigar esse fenômeno, com destaque para o campo teórico-prático das Habilidades Sociais (HS).
No Brasil, são vários os pesquisadores interessados nesse campo de conhecimento, entre eles, Almir e Zilda Del Prette que, nos últimos anos vêm se dedicando com exclusividade à investigação desse tema. Esses pesquisadores foram os responsáveis pelas primeiras publicações sobre habilidades sociais em nosso país e ultimamente ambos têm incentivado a criação de grupos de pesquisadores em outras universidades. Uma das formas desse incentivo tem se concretizado por meio da coordenação do grupo de pesquisa Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS – http://www.rihs.ufscar.br) e do Grupo de Trabalho (GT) Relações Interpessoais e Competência Social, na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP – http://www.anpepp.org.br).
Esse GT congrega vários grupos de pesquisa sobre habilidades sociais no Brasil. Os líderes desses grupos reúnem-se a cada dois anos em um evento organizado pela ANPEPP, no qual discutem e delimitam os diferentes objetos de pesquisa e planejam atividades de divulgação científica como congressos, simpósios, encontros, publicações em parceria para os dois anos seguintes a esse evento.
Todo esse movimento tem contribuído para que o Brasil seja o país da América Latina com maior número de publicações e pesquisadores na área de