O Gerenciamento Tributário relacionado do desempenho das Empresas
Estudo nas Empresas listadas no nível 1 de Governança de Corporativa da BM&F BOVESPA.
1 – Introdução
A preocupação das empresas em atuarem no mercado de forma transparente perante seus usuários internos e externos é crescente, e a governança tributária pode auxiliar a demonstrar transparência, confiabilidade, e proporcionar um feedback em relação à gestão.
A governança tributária também conhecida como Tax Management, gerenciamento tributário, administração tributária, planejamento tributário e elisão fiscal, ganhou espaço com desenvolvimento da governança corporativa, tornando-se mestra para as empresas, entidades e organizações em geral
A governança tributária destaca-se pela correta utilização e aproveitamento de impostos para melhor gerenciamento e redução de seus custos tributários, consequentemente é possível aumentar o lucro e prever riscos que possam afetar a situação futura da empresa e aumentando a transparência da mesma.
Nesta pesquisa buscou-se utilizar a taxa efetiva (ETR) para detectar se as empresas possuem planejamento tributário. Questiona-se qual é a relação da governança tributária com o desempenho das empresas listadas nos nível 1 de governança corporativa da BM&FBOVESPA nos anos de 2009 a 2011?
Em nível prático, este estudo busca informar as empresas, a sociedade e o meio acadêmico sobre a taxa efetiva, pois é um assunto original e relevante para as empresas privadas, sendo que poderá proporcionar diferencial de mercado e auxiliar os empresários na tomada de decisão com base no gerenciamento tributário.
2 – Revisão Teórica
2.1 Governança tributária
A governança tributária também conhecida como Tax Management, gerenciamento tributário, administração tributária, planejamento tributário e elisão fiscal, tem por objetivo a transparência das informações fornecidas aos acionistas, ao mercado e a sociedade em geral, com a distinção de ter como foco