Competência gerenciais financeiras
COMPETENCIAS GERENCIAIS FINANCEIRAS
Projeto apresentado a Profº. Rolando Juan Soliz Estrada, da Faculdade da Serra Gaúcha – FSG / RS, para fins de pesquisa do conteúdo proposto na disciplina, sob a orientação da professora.
Caxias do Sul – RS – Abril 2011
INTRODUÇÃO
A gestão estratégica é uma eficiente ferramenta administrativa, com o objetivo de alcançar os resultados almejados e controlá-los.
O talento individual e a competência dos profissionais começam a fazer a diferença nos resultados da empresa, nesse ambiente com rápidas mudanças e inovações. Mudanças, mais intensas, nos dias atuais, exigindo das organizações: flexibilidade; agilidade; geração do conhecimento; criação de capital intelectual.
As organizações que se enquadram nessa configuração, e desenvolvem estas habilidades, terão maior capacidade para apresentarem desempenho individual e organizacional. Portanto, as pessoas são peças-chave nesse contexto.
Os conhecimentos, habilidades e atitudes de um profissional de finanças precisam estar alinhados às funções que desempenha na estrutura financeira da organização, para o sucesso da gestão estratégica.
Uma das ferramentas para sustentar a preocupação permanente para a alta administração das organizações é a gestão estratégica. Ansoff (1990) define gestão estratégica como um processo que deve ser compartilhado nos níveis da gerência, para planejar, gerenciar, executar, acompanhar e corrigir rumos, quando necessário.
Competências são definidas como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionados que afetam parte considerável da atividade do indivíduo.
OBJETIVOS
Analisar as competências necessárias do Diretor Administrativo Financeiro, na estrutura financeira, para a otimização da gestão estratégica da organização.
GESTÃO ESTRATÉGICA – GE
A história dos