Gestão Estratégica
Unidade
III
A Gestão Estratégica
3.1. Estratégia Organizacional
Todas as organizações ambicionam alcançar o sucesso. As constantes evoluções do mercado tornam imprescindível apostar na inovação, na modernização tecnológica e na formação profissional - indispensáveis para o aumento da competitividade.
Reforçar a competitividade de qualquer organização depende, não só da atractividade dos negócios onde actua, mas também das estratégias que adopta para cada negócio.
Assim, o sucesso de qualquer organização é, primeiramente, função da sua orientação estratégica, uma vez que define a natureza da relação entre a organização, os clientes e a concorrência. A estratégia é o caminho escolhido para alcançar os objectivos
[Freire, 1997].
A estratégia organizacional assenta, pois, na gestão dos seus recursos distintivos para criar produtos e serviços que alcancem no mercado uma aceitação superior à da concorrência.
ESTRATÉGIA DA
EMPRESA
RECURSOS
PRODUTOS
E
SERVIÇOS
ESTRATÉGIA DO
CONCORRENTE
MEIO
ENVOLVENTE
MERCADO
RECURSOS
PRODUTOS
E
SERVIÇOS
Figura 3.1 - Estratégias em competição
Fonte: Adaptado de Freire, Adriano (1997) “Estratégia - Sucesso em Portugal”, Editorial Verbo, p. 18.
Uma estratégia competitiva deve ser abrangente e focar fundamentalmente as oportunidades e exigências do mercado, bem como as habilidades e recursos que a organização deve deter para servir convenientemente esse mercado, permitindo definir o lugar ocupado pela organização no seu ambiente competitivo e a forma pela qual esta poderá melhorar o seu posicionamento face aos seus concorrentes [McGee et al., 1993].
Neste contexto, a estratégia deve ser uma revolução, procurando criar uma vantagem competitiva sustentável. Por conseguinte, acções estratégicas e tácticas, em conjunto, visam
49
Unidade III – A Gestão Estratégica
assegurar que a empresa proporcione aos clientes mais valor que o oferecido pelos