A carga tributária é fator de restrição ao lucro organizacional? Um olhar empresarial sobre a teoria das restrições
OLHAR EMPRESARIAL SOBRE A TEORIA DAS RESTRIÇÕES
THE USE OF ASSUMPTIONS OF THE THEORY OF RESTRICTIONS AS A TOOL TO SUPPORT THE TAX
PLANNING
Thiago Bruno de Jesus Silva
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) thiagobruno.silva@yahoo.com.br Raimundo Nonato Lima Filho
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) rnfilho@uneb.br Resumo
A Teoria das Restrições prega a ideia que toda a empresa, na busca de sua meta principal que seria auferir dinheiro, esbarra em restrições que interferem e determinam o ganho. Entre as diversas restrições que se possa encontrar, a carga tributária se caracteriza em limitar um lucro organizacional.
O objetivo principal deste estudo é analisar a contribuição da TOC na diminuição do impacto tributário, através dos Processos de Raciocínio, como instrumento coordenador das estratégias do planejamento tributário. Adotou-se a pesquisa exploratória com procedimentos em fontes secundárias e de uma pesquisa de campo, de caráter quantitativo. Utilizou-se como amostra todas as empresas do setor varejista que possuíam débitos fiscais de um determinado escritório contábil situado na cidade de Senhor do Bonfim/BA. Os resultados apontaram que, a filosofia TOC, geralmente direcionada ao processo fabril, demonstrou-se também ser útil e pertinente se aplicada ao gerenciamento tributário, subsidiando na racionalização da carga tributária.
Palavras-chave: Carga tributária. Teoria das Restrições. Processos de Raciocínio. Planejamento tributário. Estratégia.
Abstract
The Theory of Constraints TOC preaches that any company in search of its ultimate goal which could be to earn money comes up against constraints which affect and determine the gain. Among the various constraints that could be found, the tax burden is characterized in limiting the highest organizational profit and also for being a permanent constraint. The main objective of this study is to