O gerenciamento de projetos nas pequenas e médias empresas
Agilidade e flexibilidade são fundamentais nas pequenas e médias empresas. O mercado é muito dinâmico e se a pequena e média empresa não for ágil, acabará perdendo para a concorrência. Uma das formas de ser eficiente e eficaz é por meio de projetos bem elaborados e gerenciados.
Para essas empresas o gerenciamento dos projetos precisa ser fácil e prático. Muitas delas não usam os processos de gerenciamento de projetos por acharem que irá burocratizar o trabalho gerando demora na entrega das tarefas. Claro que não podemos usar todos os processos nas pequenas e médias empresas e muitas vezes não usamos nem nas grandes organizações. O que devemos fazer é buscar adaptar as boas práticas à natureza e tamanho do negócio. Não pode ser mais custoso gerenciar do que produzir.
Modos e meios de implantação
Para começar uma implantação, devemos focar primeiro no planejamento. O planejamento é um dos fatores fundamentais para o sucesso de qualquer projeto e deve ser feito sempre. Planejar não é uma tarefa fácil e por falta de conhecimento as empresas deixam esse importante passo de lado. As pequenas e médias empresas vão executando as tarefas e resolvendo os problemas que aparecem sem ter um planejamento. Desta forma não conseguem estipular um prazo real, custos adequados, geram alto número de horas de retrabalho, desmotivação da equipe e não conseguem obter um lucro satisfatório ou até na maioria das vezes, obtêm prejuízo que afeta toda a organização.
O próximo passo é fazer uma análise das 9 áreas de conhecimento a fim de verificar quais delas serão implantadas na organização. Podemos excluir algumas e até fazer a junção de outras, mas implantar todas numa pequena ou média empresa pode gerar uma demora no trabalho. Têm algumas áreas de conhecimento que nem farão sentido aplicar na organização, tanto por causa do tamanho, quanto pela natureza do negócio.
De posse dessa análise, comece a desenvolver checklists e documentos que facilitarão o processo e que