Implantação da Filosofia de Gerenciamento de Projetos em Pequenas e Médias Empresas
Atividade: Atividade Individual 5.2.1
Título: Implantação da Filosofia de Gerenciamento de Projetos em Pequenas e Médias Empresas
Aluno: Richard Oliva Oliani
Disciplina: Gestão de Projetos
Turma: T0031_0214
Introdução
Vivemos num cenário cada vez mais competitivo, onde as empresas buscam cada vez mais, maximizar resultados com menores recursos possíveis, não só para conquista de novos mercados, como também para se mantiver nele. Com intuito de se adaptarem a esse ambiente, as empresas buscam novas técnicas de gestão, e dentre elas a que mais tem se destacado é a de gestão de projetos. Apesar de mais utilizada nas grandes organizações, as pequenas e médias empresas, vêm recorrendo também a esta importante prática como forma de se manterem ativas no mercado. Conforme SEBRAE-SP (2008): 27% das pequenas fecham antes de seu 1º aniversário e 56% não chegam ao seu 5º ano de vida, principalmente por gestão deficiente do negócio e falta de planejamento prévio. A gestão de projetos está totalmente envolvida com a administração. Segundo a Revista de Ciências Gerencias em artigo publicado por Solange Aparecida, a prova disso são as funções gerencias – Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar – que são fundamentos básicos da administração e fatores chave para boa gestão de qualquer projeto.
Modos e meios de implantação
Processos de iniciação
1 )Analise da situação atual empresa de pequeno/médio porte, como ela opera, sua estrutura organizacional, como são tomadas suas decisões e principalmente como são geradas informações para tomadas dessas decisões.
2 ) Entender claramente qual o objetivo a ser alcançado pela empresa com a implementação da Filosofia de Gerenciamento de Projetos – crescimento de vendas? Redução de custos? Ganho em rentabilidade?
3) A partir do levantamento da situação atual x objetivo a ser alcançado – fazer a montagem do escopo para criação do Escritório de Projetos na empresa, definindo sua linha de