Gestão de canteiro de obras
Dizer em termos financeiros é difícil, pois tem dezenas de fatores que influenciam. Mas ele tem uma influência fundamental, embora difícil de quantificar, para combater perdas de materiais e, especialmente, para melhorar as condições de trabalho. Um canteiro bem planejado vai permitir que os materiais sejam transportados nas instâncias menores possíveis e em condições que preservam a integridade física deles. Os funcionários vão estar menos expostos a riscos, já que não estarão circulando num canteiro desorganizado, com materiais que possam despencar sobre eles ou ser pisoteados. Mas, basicamente, o planejamento tem impacto na redução da perda de materiais e uma melhoria na prevenção a acidentes de trabalho.
O planejamento de um canteiro de obras passa também pela logística de compra e entrega dos suprimentos no local de uma obra ou isso é outro departamento?
Com certeza, porque as entregas de materiais no canteiro de obras têm que ser coordenadas com o planejamento de canteiro para que sejam entregues materiais em quantidades que o canteiro tenha espaço para estocar e que o canteiro tenha instalações para estocar estes materiais da forma como eles exigem. Por exemplo, cimento exige que exista uma área coberta para estocagem, um piso nivelado, um estrado para colocar o produto em cima. Já o uso de PVC exige um armário específico para colocação, já que são materiais de grande dimensão. Especialmente materiais de grande porte exigem esta integração maior com o setor de compras, pois são materiais que vão ocupar bastante espaço no canteiro.
Quais os problemas mais comuns detectados em um canteiro de obras?
O problema mais comum em termos genéricos é o improviso. É não haver, por exemplo, esta integração do planejamento de canteiro com as outras áreas da empresa. É chegar material no canteiro de obras e não ter um local adequado para estocá-lo, obrigando, por exemplo, descarregar o