O Gene Egoísta
Richard Dawkins
POR QUE SÃO AS PESSOAS?
A vida inteligente de um planeta atinge sua maioridade no exato momento em que há a compreensão, pela primeira vez, da razão de sua própria existência. E por mais de 3 bilhões de anos existiram os seres vivos que não tinham a menor idéia do "Porque". Ai, finalmente, a verdade surgiu para um deles: seu nome era Charles Darwin.
Charles Darwin foi o primeiro a montar uma explicação coerente e convincente para a pergunta “Porque nós existimos?”, apesar dos esforços de outros para expor essas idéias anteriormente, tirando da cabeça das pessoas, ou de boa parte delas, superstições e crenças que tentavam explicar essa grande dúvida. Darwin conseguiu provas irrefutáveis da existência da Evolução, desenvolvendo, assim, sua Teoria da Evolução, com um conjunto de ideias às quais foi dado o nome de Darwinismo. Ideias essas que ainda não são bem compreendidas e nem aceitas por todos. A ideia do livro de Dawkins, no entanto, não é defender o Darwinismo, mas examinar a biologia do egoísmo e do altruísmo dos seres. Nesse aspecto, estabelecer que na Evolução o importante é o bem do indivíduo (do gene) e não o bem da espécie (do grupo), como disseram outros autores, já que para Dawkins, amor universal e bem-estar da espécie são conceitos que não fazem o menor sentido do ponto de vista evolutivo.
Nós e todos os animais somos máquinas criadas pelos nossos genes. Nossos genes sobreviveram num ambiente altamente competitivo. Ao esperarmos que esses genes tenham algumas qualidades, a qualidade predominante de um gene bem sucedido tem que ser, obrigatoriamente, o egoísmo implacável.
Uma sociedade baseada no egoísmo seria intolerável, mas por mais que seja desagradável, infelizmente é exatamente assim que as coisas funcionam, pois foi assim que os seres humanos evoluíram. Para tentar construir uma sociedade com indivíduos que cooperem para o bem-estar comum, é melhor não contar com uma ajuda significativa por parte da