O futuro do comércio eletrônico
Comércio Eletrônico é todo tipo de transação feita de forma eletrônica através de qualquer aparelho que possua conexão com a internet, onde os tipos mais importantes são realizados de organização para organização (B2B), indivíduo para indivíduo (C2C) e de organizações para indivíduos (B2C). Ainda é importante observarmos que muitos setores da economia estão ligados ao comércio eletrônico.
Juntamente ao comércio eletrônico é mencionado o termo de “Lojas Virtuais”, que nada mais é que um site, pertencente a uma única empresa, onde as transações comerciais (venda, compra ou serviço) são realizadas. Sendo assim, existem vários tipos de Lojas Virtuais, onde se destacam as lojas genéricas, as especializadas, as regionais e as globais. As lojas genéricas vendem todo tipo de produto, como por exemplo o mercadolivre.com.br. As lojas especializadas atuam de forma específica, como a venda somente de um determinado tipo de produto, como por exemplo a loja boticário.com.br, que é especializada em perfumes. As lojas regionais atendem apenas uma região específica, enquanto as globais realizam seus serviços em ambiente mundial. Existem também as lojas mistas, que possuem tanto a loja física quanto a virtual e as lojas on-line, que atendem somente pela internet.
Outra importante ferramenta utilizada em comercio eletrônico são os catálogos eletrônicos, que são uma base de dados com informações de produtos e com recursos de busca e apresentação, que possui como vantagem a manipulação das informações, integração com os processos de compra e venda e comparação entre produtos.
Fortemente presente no comercio eletrônico, o serviço on-line é a forma que várias empresas prestadoras de serviços encontram de obter crescimento significativo em um curto período de tempo. O serviço on-line é um modelo voltado a promover conteúdos digitais, entre outros serviços, que o usuário paga, ou não, pelo acesso.
Quanto ao mercado de trabalho on-line, é uma