Poliestireno
A viabilidade do uso do poliestireno expandido na indústria da construção civil sustentável
Luana Borges, Lucas Haniel, Tamara Carvalho, Rayara Ramos e Rogério Pereira
Faculdade Metropolitana de Marabá - CEMAR
Bacharelado em Engenharia Civil (ENC 62)
25/10/2013.
RESUMO
Com o conhecimento de novas tecnologias empregadas às várias necessidades cotidianas, e tendo em mãos materiais de todas as características faz com que a busca de alcançar a eficiência dos ambientes construídos deixe de ser utopia para torna-se realidade.
Partindo deste sentido, a pesquisa relata às várias possibilidades de aplicação do EPS – Poliestireno Expandido na indústria da construção civil, tendo em vista as propícias propriedades desta matéria-prima para este fim, onde se pode destacar como um material reutilizado e triturado, com o propósito da proteção do meio ambiente e de garantir a sustentabilidade. A sua baixa densidade o que resulta sua leveza e consequentemente redução de custo de obra por reduzir o peso de carga das fundações, e sua capacidade de isolamento termo-acústico o que permite melhores condições de conforto aliadas a economia com futuro gastos de energia elétrica.
Palavras-chave: Poliestireno Expandido, Construção Civil, Sustentabilidade, Reciclagem.
1 INTRODUÇÃO
Desde os primórdios a humanidade desenvolve novas tecnologias para aprimorar sua forma de vida, entre elas muito foi direcionado para melhorar sua moradia, essas novas tecnologias vieram aliadas de novas ideias e matéria-prima, pois substitui os materiais usados tradicionalmente por outros materiais alternativos o que proporciona redução de custos e aumento do conforto.
A indústria da construção civil avançou consideravelmente no século XXI, adentrou literalmente na era da tecnologia de ponta com o surgimento de novos materiais e sistemas que reduzem tanto o tempo de obra como o custo final da mesma; ou seja, o mercado vem inovando a cada dia, procurando novos materiais