Comércio eletrônico do futuro
Resumo
O comércio eletrônico ou e-commerce é um tipo de transação feita eletronicamente através de qualquer aparelho eletrônico que suporta conexão com a internet, como computadores, celulares, smarthfones, Iphones etc. Verificou-se que existem vários tipos de comércio eletrônico, sendo que os mais importantes são os de organização para organização B2B, de indivíduos e organizações B2C e de indivíduos para indivíduos C2C, estes fazem transação de bens, produtos e serviços com o fechamento dos “contratos” virtualmente. Percebeu-se neste estudo que houve uma grande aceitação por parte dos consumidores e ainda, que a cada ano há um crescimento nos números de compras e de negócios fechados pela internet. Mais do que nunca, muitos setores da economia estão ligados ao comércio eletrônico. Além da facilidade e da comodidade, o e-commerce envolve marketing. O estudo foi de natureza bibliográfica e exploratória. A coleta de dados foi feita em artigos científicos e em livros.
Palavras-chave: Comércio eletrônico. Economia. Compras.
Introdução
Inicialmente, o conceito de comércio eletrônico significava a facilitação de transações comerciais eletrônicas, usavam tecnologias como Eletronic Data Interchange (EDI) e Eletronic Funds Transfer (EFT), ambas do final da década de setenta. Elas permitiam que as empresas mandassem documentos comercias como ordem de compras e contas eletronicamente umas para outras. No final de 2000, várias empresas americanas e européias ofereceram seus serviços através da rede mundial de computadores. Desde então, as pessoas começaram a associar à expressão „comércio eletrônico‟ com a habilidade de adquirir facilidades através da Internet.
Definições e conceitos do comércio eletrônico
Turbam & King (2004, p. 3) afirma que “Por comércio eletrônico (CE, e-comerce) entende-se o processo de compra, venda e troca de produtos, serviços e informações por redes de computadores pela internet”. Whinston (1997)