Introducão ao osciloscópio
O osciloscópio é uma ferramenta essencial para se tomar medidas de tensão e tempo dos circuitos elétricos analógicos e digitais da atualidade. na indústria de eletrônica, provavelmente o osciloscópio é aquela ferramenta de medição que se mais utiliza, mais do que qualquer outro instrumento para testar, verificar e depurar projetos.
Pauta
Começaremos esta apresentação definindo o que é um osciloscópio. Depois conversaremos a respeito do seguinte:
Noções básicas de teste
Realizar medições
Configurar a escala das formas de onda
Compreender o disparo
Teoria de operação e especificações
Modelagem de pontas de prova dinâmica e carregamento de pontas de prova
Recursos técnicos adicionais
O que é um osciloscópio?
O osciloscópio é um instrumento eletrônico que converte sinais elétricos (principalmente tensão) em um traço visível na tela/visor. Em outras palavras, converte eletricidade em luz. Esse instrumento representa de forma dinâmica sinais elétricos com variação no tempo em duas dimensões. A tensão é representada no eixo "Y" (ou vertical) do visor do osciloscópio, enquanto o tempo é representado no eixo "X" (ou horizontal). A tensão resultante versus diagrama do tempo mostra uma "imagem" do sinal de entrada e costuma ser referida como "forma de onda". Como as características do sinal de entrada mudam, é possível ver atualizações contínuas/dinâmicas do gráfico da forma de onda no visor do osciloscópio.
O osciloscópio é o principal instrumento que os engenheiros elétricos usam para testar e verificar seus projetos eletrônicos.
Apelidos carinhosos (como são chamados)
Existe uma variedade de nomes diferentes para os osciloscópios, porém o termo mais comum usado hoje em dia é simplesmente "scope". Você também ouvirá pessoas chamando-o de "DSO", que significa digital storage oscilloscope (osciloscópio de armazenamento digital), "osciloscópio digital" e "osciloscópio digitalizador". Esses três últimos