Os maias
Professora: Elsa Ramalho
Data: 24/01/2012 Trabalho realizado por:
Laura Carvalho nº 14
Índice
Página
Objetivo……………………………………………………………………………………………………………………….2
Introdução……………………………………………………………………………………………………………………3
Material……………………………………………………………………………………………………………………….4
Procedimento………………………………………………………………………………………………………………5
Resultados……………………………………………………………………………………………………………………6
Tratamento de Resultados……………………………………………………………………………………………7
Discussão
de Resultados/Conclusão……………………………….…………………………………………………………….8
Biografia………………………………………………………………………………………………………………………9
Objetivo
Familiarizar-se com o funcionamento do osciloscópio, calcular as tensões, a amplitude e a frequência das ondas apresentadas pelo osciloscópio durante a atividade laboratorial.
Introdução
A atividade encontra-se dividida em quatro estações experimentais, de modo a que sejam abordados alguns dos conteúdos que constituem a base para a compreensão dos conceitos de onda sonora enquanto onda mecânica assim como os sons complexos.
O osciloscópio é um instrumento que permite a visualização de sinais em função do tempo. A imagem presente no ecrã do osciloscópio é como se fosse um gráfico U=f (t), ou seja, um gráfico bidimensional, em que o eixo dos xx (abcissas) é o tempo e o eixo dos (yy) é a diferença de potencial (d.d.p.). A base de constituição de um osciloscópio é o tubo de raios catódicos (feixes de eletrões produzidos pela emissão de um cátodo de um tubo de descarga em atmosfera rarefeita quando se estabelece uma forte tensão elétrica entre o cátado e ânado); amplificadores de sinais; fontes de alimentação; base de tempo.
O osciloscópio tem várias funções como identificar a voz de um indivíduo, medição de fenómenos que variam como tempo. Como, com o osciloscópio, é possível identificar indivíduos, poderia usar-se este equipamento para a identificação de possíveis